A
partir da premissa de que a educação valoriza o sujeito, deve-se
compreender a importância do movimento humano como elemento de
cultura, experimentação, descoberta e ressignificação do mundo
infantil. Em sua essência, o ser humano é basicamente movimento.
Desta forma, é no período da infância que existe a necessidade de
se explorar o meio em que se vive, através da manipulação de
objetos e as mais variadas experimentações do movimento. A
capoeira dentro do ambiente escolar deverá ser essencialmente
prática, focada no jogo da roda, funcionando como um agente
facilitador com o movimento na educação infantil. A capoeira irá
auxiliar na ampliação de diferentes qualidades físicas e dinâmicas
de movimentos. Tratando-se
a capoeira, a musicalidade proporciona à criança a noção de
tempo-espaço, pois através dos elementos do som como altura,
duração, intensidade e timbre, a mesma passa a ser melhor localizar
no ambiente através da expressão corporal. O uso de instrumentos
típicos da capoeira como berimbau, atabaque e pandeiro trabalham com
a motricidade fina, isto é, a capacidade do sujeito em manipular com
destreza pequenos objetos e entendida como uma das competências
básicas a ser desenvolvida na Educação Infantil.
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